-
Arquitetos: BURO II & ARCHI+I
- Área: 1246 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Klaas Verdru
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao número crescente de alunos, a escola local Oostduinkerke precisava de uma expansão. Suas instalações são situadas no centro da cidade, entre os quintais dos edifícios circundantes.
A recém construída seção da creche será parcialmente subterrânea. Dessa maneira, a nova edificação cria certos benefícios: uma integração cênica com o entorno construído e uma área externa espaçosa para as crianças brincarem. Todas as salas se voltam para um jardim protegido do vento, que serve como uma área externa segura.
As crianças têm acesso às áreas verdes ao redor da escola, bem como para a cobertura de brincar. Elas podem acessar este equipamento, que fica em um teto jardim, através de uma colina construída ou através uma escadaria da área polivalente.
A orientação da edificação foi feita de forma bem pensada e inteligente: a luz do norte entra via iluminação zenital, pelas cúpulas da cobertura; enquanto a fachada sul consiste em uma grande superfície envidraçada.
Foi uma escolha lógica um projeto térreo para crianças. As sete salas são organizadas em torno de um salão polivalente para otimizar a acessibilidade e visibilidade. Um quarto de dormir separado foi criado para os membros mais jovens. Além disso, há uma classe polivalente e uma sala separada para o coordenador de cuidados. Uma creche como um projeto cênico.